sexta-feira, 9 de abril de 2010

I Livre Conferência de Teatro

Há três anos os Grupos de Teatro de Alagoas se reúnem em um dia de dezembro para fazer o Chá da Tarde, ação proposta pela Cia do Chapéu e que a cada ano ganha mais parceiros e apoiadores, constituindo um momento de balanço anual da produção cênica alagoana. Comparado as edições anteriores, o último Chá obteve o maior número de participantes, onde debatemos assuntos pertinentes a quem desenvolve atividades culturais em nosso Estado.

Assim um dia ficou pouco para se falar tantos assuntos e estabelecer continuidade as questões levantadas. De dezembro do ano passado até agora foram realizadas reuniões sistemáticas entre os grupos, no intuito de mobilizar a classe e ter mais representação da categoria junto ao Ministério da Cultural, Secretaria de Estado da Cultura e prefeituras.

Nesse percurso a Livre Conferência de Teatro foi se definindo, com temas ligados a órgão públicos e também visando a união de forças para quem sabe num futuro próximo constituir uma Cooperativa de Teatro em Alagoas, estrutura já utilizada em outros Estados.

O objetivo é criar laços e mobilizar a classe artística alagoana, sendo um espaço de diálogos entre os que desenvolvem ações culturais, para que possamos pensar e agir principalmente sobre os aspectos de Desenvolvimento e Sustentabilidade do Teatro de Grupo em Alagoas, tema principal da I Livre Conferência de Teatro.

No dia 27 de março de 2010 (Dia Mundial de Teatro) foi realizado o ato IML – Isolamento Maceió Limitada, para tornar público a nossa opinião sobre as atuais políticas públicas de fomento a cultura. Contamos com o apoio dos artistas de audiovisual, que se tornaram nossos parceiros por compartilharem da mesma opinião e já confirmaram presença na conferência.

Segundo o Ministério da Cultura as Conferências Livres foram criadas para ampliar a participação dos diversos agentes culturais na Conferência Nacional de Cultura, um importante espaço de mobilização de grupos, entidades e participantes para as Conferências Estaduais, bem como de continuidade, aprofundamento e ampliação de suas discussões.

Todos são bem vindos para estabelecerem diálogos, os Órgãos Públicos já foram convidados, o Sindicato dos Artistas e Instituições Culturais. De 14 a 17 de abril, no Espaço Cultural da Ufal contamos com a participação do maior número possível de artistas. Toda programação é gratuita.


PROGRAMAÇÃO:

Quarta (14/04):

18h00 - Credenciamento

19h30 - Abertura

20h00 - Programação Cultural: Espetaculo Women´S - Grupo (E)xperiência/Subterranea(SC)


Quinta (15/04):

14h00 - Demonstração de trabalho técnico "Corpo, risco e interpretação por estados" com o Grupo (E)xperiência/Subterranea (SC)

17h00 - Palestra "Teatro de grupo e processos criativos" com André Carreira (SC)

18h00 - Intervalo

18h30 - Painel: “II Conferência Nacional de Cultura/2010” com Udson Pinheiro (LATO) e Rogério Dias (Quintal cultural).

20h00 - Programação Cultural: Espetaculo Women´S - Grupo (E)xperiência/Subterranea(SC)


Sexta (16/04):

14h00 - Mesa Redonda: “Nossas Identidades” com Elizandra Lucca (REKA Cia de Teatro) e Ronaldo de Andrade (ATA)  Moderação: Mary Vaz

15h30 - Mesa Redonda: “Políticas Públicas para Teatro” com representantes das esferas: Estadual e Municipal; Robertson Costa (Cia. da Meia Noite). Moderação Charlene Saad

17h30 - Intervalo

18h00 - Programação Cultural: Ensaio aberto do espetáculo AMARRADOS - Trupe BundaCanastra (AL)

19h00 - Mesa Redonda: “SATED/AL” com José Vieira (Presidente do Sindicato) e Elida Miranda (CUT-AL).  Moderação: David Farias

20h00 - Mesa Redonda: “Espaços de apresentações e ensaios” com representantes da Secult/AL, da FMAC, do SESC/AL, do SESI/AL e da UFAL. Moderação: Jonathan Albuquerque


Sábado (17/04):

09h00 - Open Space (Discussão de temáticas diversas).

11h00 – “Proposta de Festival Local dos Grupos envolvidos na Conferência”. Moderação: Tácia Albuquerque

12h30 – Intervalo para almoço

14h00 - Plenária Final  Moderação: Lais Lira


PARA MAIORES INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES ACESSEM: http://www.conferenciadeteatroal.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2014 - um ano de muita pesquisa

Então, desde o final de 2014 o tempo tem sido cada vez mais escasso apenas pelo fator MESTRADO, tão raro que, ao vir atualizar o blog me de...