segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Curso COMPONDO A CENA em ARAPIRACA


Após duas semanas que passaram rapidinho, neste fim de semana estaremos novamente em Arapiraca, agora para ministrar uma oficina dentro do Curso COMPONDO A CENA promovido pelo SESC/AL unidade Arapiraca, esta será uma ótima oportunidade de dialogar e intercambiar técnicas de teatro, uma vez que apresentaremos possibilidades de treinamento de ator/atriz. Confiram a programação e até lá!

Curso COMPONDO A CENA
Com Daniela Beny e Elizandra Lucca.
Dias 03, 04, 10 e 11 de dezembro de 2011.
(Sábados das 14h às 18h / Domingos das 09h às 18h)
Local: SESC Arapiraca - Inscrições Gratuitas – 25 vagas.

Visando a introdução técnicas teatrais e a reciclagem no treinamento de Ator o SESC Alagoas realiza o curso COMPONDO A CENA na cidade de Arapiraca. Os encontros contarão com uma breve explanação sobre a linha do tempo teatral, contextualizando os principais períodos históricos e explorando as linhas dos grandes teóricos. Utilizando como base técnicas de Viewpoints e treinamento de Koshi serão apresentadas as possibilidades de preparação do ator/atriz, criação de cenas com base no improviso e construção da dramaturgia do ator/atriz pautada no seu repertório artístico-corpóreo-vocal e em suas vivências cotidianas.
O curso também trará os processos de montagem, comentando as etapas de composição artística da obra com apontamentos relacionados à dramaturgia e opções estéticas. Através da investigação e da experiência as aulas visam levar os atores/atrizes a partir do treinamento do corpo e da improvisação á composição da cena. Compreendendo o compor como: formar de várias partes; constituir; arranjar; dispor; produzir; fazer; refazer; escrever. Propondo um estudo prático aonde o participante irá por meio da ação perceber seus impulsos e criar espontaneamente e conscientemente um repertório extra cotidiano de ações, vivências e dramaturgias e realizadas na cena.

DANIELA BENY – atriz, dramaturga e produtora da Invisível Companhia de Teatro, graduada em Teatro pela UFAL, vem desenvolvendo pesquisas de treinamento do ator e dramaturgia desde 2008 quando participou do projeto de residência artística GEOGRAFIA DA PALAVRA promovido pela FUNARTE/SP, além de participação em cursos de Viewpoints promovido pelo Lume/SP e do Seminário de Antropologia Teatral em Buenos Aires, ministrado por Ana Wolf (Odin Teatret/Dinamarca). Dentro da vivência acadêmica esteve envolvida nos projetos acadêmicos de pesquisa “Dramaturgia maceioense do Século XX” pela UFAL, sob orientação do prof. Dr. Otávio Cabral e componente do grupo de estudo NACE Núcleo Transdiciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares pela UFAL/UFRN, sob orientação da profª Drª Nara Salles.


ELIZANDRA LUCCA – Possui Formação Pós-Médio - Técnico no Curso Formação do Ator pela Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) portando o Título de Atriz. Graduação em Artes Cênicas - Licenciatura - Pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pós-Graduação do Curso de Especialização no Ensino da Arte: TEATRO, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenadora de Bolsistas de outra natureza - Projeto Aqui(n)ta Cultural - UFAL. Atuante como Pesquisadora nas Áreas de Crítica, Dramaturgia, Licenciatura, Direção e Interpretação. Pesquisadora em Artes Cênicas pelo NACE. Prêmio pela UFAL - Universidade Federal de Alagoas - em Excelência Acadêmica como Orientadora, com o trabalho: Grupo de Pesquisa em Performance.


SERVIÇO:



Curso COMPONDO A CENA

Dias 03, 04, 10 e 11 de dezembro de 2011.

(Sábados das 14h às 18h / Domingos das 09h às 18h)

Inscrições Gratuitas – 25 vagas.

Local: SESC Arapiraca (Rua Manoel Cazuza, s/n, Santa Edwiges – Arapiraca, AL)

Informações: 3482-2400

Um comentário:

2014 - um ano de muita pesquisa

Então, desde o final de 2014 o tempo tem sido cada vez mais escasso apenas pelo fator MESTRADO, tão raro que, ao vir atualizar o blog me de...